← Back to portfolio

Redação: Saúde mental na quarentena

Published on

A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou, na semana passada, um guia com cuidados para a saúde mental durante a pandemia do COVID-19, já que a situação em que nos encontramos pode gerar grande estresse e ansiedade com todas as notícias a que temos acesso diariamente.

Tanto os Colaboradores que estão em home office quanto aqueles que seguem na linha de frente da GOL precisam enfrentar esse momento desafiador com muita saúde, pois um Time de Águias bem preparado faz da GOL uma Companhia ainda mais forte.

Por isso, separamos algumas dicas para você controlar o estresse e a ansiedade durante esse período de turbulência. Vamos lá?

1. Tenha cuidado com a quantidade (e a qualidade) de informações que você consome.

    Evite o bombardeio desnecessário de informações. Nesse momento, olhar notícias o tempo inteiro não é o indicado.

    Uma dica da OMS é que você separe um horário do seu dia para olhar notícias sobre esse assunto. Tente se informar com fatos e não com boatos ou teorias. Cheque a fonte e veja se o site que publicou a matéria é realmente confiável para não cair em fake news.

    Quer ter acesso a informações seguras? Você pode acessar o próprio site da OMS, do Ministério da Saúde ou até mesmo aqui no #AlertaCoronavírus, onde selecionamos as notícias certas para você estar bem informado sobre o COVID-19.

    2. Use as redes sociais a seu favor.

      Por hora, o contato físico não é recomendável, já que assim podemos conter o surto de transmissão. Com isso, o sentimento de isolamento fica ainda maior, mesmo para aqueles que precisam sair para trabalhar.

      Com a falta de contato físico, as redes sociais se tornam a nossa maior aliada para nos mantermos conectados com quem a gente ama, ainda que seja virtualmente. Então, use-as para manter contato com familiares, amigos e colegas de trabalho. Estarmos ligados com aqueles que nutrimos carinho nos ajuda a manter o pé no chão e combater o sentimento de solidão.

      Mas cuidado, hein? As redes sociais também são palco de fake news, então é importante que você esteja seguindo conteúdo de qualidade.

      Tem algum conteúdo que está fazendo mal a você? Pare de seguir ou silencie. Use as redes sociais para se manter em contato com quem você gosta, assim elas vão fazer muito bem a você.

      3. Seja solidário com quem precisa

        A OMS lembra que ajudar quem precisa de assistência extra beneficia ambos os lados. Afinal, o sentimento de ajudar quem mais precisa é muito bom.

        Um exemplo que vemos nas notícias é de jovens se oferecendo para ajudar idosos na compra de medicamentos e alimentos. Em momentos difíceis, nós também podemos ver boas ações e solidariedade, fortalecendo o sentimento de união.

        Aqui na GOL, temos belos exemplos de como somos um Time unido. A base de Natal fez um vídeo lindo com uma mensagem de força para esse momento que enfrentamos; já no nosso Workplace, diversas Águias postaram fotos com plaquinhas de agradecimento para aqueles que seguem nas Operações e fortalecem nossa Companhia. Que orgulho!

        4. Preste atenção em você

          Estamos atentos a tudo: trabalho, família, estudos, economia etc. Mas estamos atentos a nós mesmos? Se não, pare e se ouça. Diversos profissionais da saúde do mundo todo estão focados em achar uma cura para o novo coronavírus. Não adianta você se preocupar com o mundo todo e não se preocupar com você.

          Portanto, procure atividades que você goste de fazer e que façam você relaxar, como ouvir música, ler um livro, assistir a séries, fazer exercícios físicos (mesmo que adaptados para dentro de casa) ou continuar com algum hobby seu. Outra boa dica é cuidar do sono e da alimentação. Isso tudo, combinado, vai ajudar a fortalecer o seu corpo e a sua mente.

          5. Consuma e compartilhe boas notícias

            Todos nós precisamos de motivos para sorrir; agora, ainda mais. Por isso, se você viu uma notícia positiva sobre o assunto, compartilhe com aqueles próximos a você.

            Veja bem, isso não significa que estamos negando o momento desafiador que estamos vivendo, mas que também conseguimos olhar para as coisas positivas que acontecem. Como, por exemplo, os pacientes de Pernambuco que conseguiram se curar do COVID-19 ou que 80% dos infectados têm apenas sintomas leves.

            Esse tipo de informação nos dá esperanças e abre os nossos olhos para a seguinte resposta: tudo passa, inclusive os momentos ruins. Com o Time consciente e unido que temos, acreditamos que iremos passar por essa turbulência juntos. Cuide-se, proteja o próximo e lave as mãos.

            1. 6. Contribua

            Gostou das dicas? Tem alguma coisa que você faz e que ajuda a manter a calma? Compartilhe com a gente nos comentários.